Parceiros/ Partners:

Centro de treinamento de remo e pararemo do rio de janeiro 

A Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ) possui hoje um espaço privilegiado junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, é a entidade de referência para o remo em nosso estado e, dentro do âmbito nacional, é a que mais se destaca. Seus filiados tem obtido resultados extremamente expressivos ao longo da história como, por exemplo, no último campeonato brasileiro de remo em 2016 onde, das vinte provas disputadas, os Clubes do Rio de Janeiro foram vencedores em dezenove.

 

Parte do legado Olímpico para o Rio de Janeiro, se encontra na forma de infraestrutura de garagens de barcos, a própria sede da FRERJ, catamarãs, sistema Albano, torre de cronometragem, barcos e remos, além de um espaço físico que seria ideal para a instalação de um centro de treinamento. Atualmente a sede da FRERJ, possui espaços para administração, almoxarifado, que podem ser usados para acomodação de atletas e treinadores, refeitório, sala para treinamento de pesos, e espaços que seriam adequados para avaliação e treinamento de atletas e equipes, além da realização de cursos de capacitação de treinadores e profissionais das mais diversas áreas do esporte. Entendemos que a FRERJ possui hoje uma oportunidade única para a construção de um modelo de gestão do remo, que poderá ter impacto não somente nos remadores e profissionais do nosso estado, mas também de todo o Brasil e América Latina, se tornando um centro de referência da nossa modalidade. 

 

Nossa proposta, apresenta vertentes nas direções de tecnologia para o remo, capacitação de profissionais da área técnica, detecção de talentos, formação de atletas de alto nível. Para tanto, já possuímos parecerias entre pesquisadores de universidades e instituições de ensino e profissionais de clubes de remo. A Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Laboratório de Fisiologia do Exercício Experimental e Aplicada, já realiza diversos projetos de pesquisa aplicada ao remo e se coloca como um grande parceiro da FRERJ, disponibilizando sua estrutura física, equipamentos e profissionais nas diversas áreas, como fisiologia do exercício, nutrição, biomecânica, bioquímica do esporte, entre outras.